ATEROSCLEROSE DEVE SER PREVENIDA

HIPOTIREOIDISMO - OBESOS

28 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA - HGH). CRIANÇAS PREMATURAS DE BAIXA ESTATURA PODEM TER MELHORAS SIGNIFICATIVAS NA ESTATURA E NO PESO, SE DURANTE O PRIMEIRO ANO DE VIDA FIZEREM TRATAMENTO COM HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA - HGH).


Crianças nascidas prematuramente, baixas podem ter melhoras significativas na estatura e no peso, se durante o primeiro ano de vida fizerem tratamento com hormônio do crescimento HGH (somatotropina - GH) efetuado por engenharia genética por DNA - Recombinante. Aproximadamente 10% dos bebês são prematuros, os avanços nos cuidados perinatais garantem que a maioria deles sobreviva, portanto, a preocupação hoje é focada no desenvolvimento e crescimento dessas crianças. Entretanto, mesmo com todos os avanços na assistência perinatal, uma falha significativa pode ocorrer no crescimento de algumas crianças nascidas prematuras, permanecendo menores que outras crianças nascidas no tempo certo (a termo). 
Foi observado que o hormônio de crescimento (somatotropina – GH) efetuado por engenharia genética por DNA - Recombinante, pode ser útil em tais crianças, mas devido à prematuridade, geralmente seu uso tem sido evitado na prática clínica. Identificaram 3.215 crianças pré-puberes que nasceram com idade gestacional de 37 semanas ou menos e estavam recebendo hormônio do crescimento HGH (GH)  efetuado por engenharia genética por DNA - Recombinante. A maioria, cerca de 50% nasceu entre 33 a 37 semanas com peso adequado para a idade gestacional, cerca de 25% nasceram antes de 32 semanas com peso adequado para a idade gestacional, cerca de 25% tinham idade gestacional de 33 a 37 semanas e foram pequenos para a idade gestacional (PIG), e cerca de 20% foram muito prematuros e também foram PIG. A média da idade no início do tratamento com hormônio do crescimento HGH (GH)  efetuado por engenharia genética por DNA - Recombinante, variou de 6 a 7 anos e meio. Após o primeiro ano de tratamento com hormônio do crescimento HGH (GH)  efetuado por engenharia genética por DNA - Recombinante, todos os quatro grupos tiveram um aumento significativo na velocidade do ganho de peso e da estatura. 
A maior velocidade de crescimento, e o maior acréscimo de peso, foram ambos no grupo pequenos para a idade gestacional - PIG, muito prematuro. Chega-se à conclusão que as crianças nascidas prematuramente de baixa estatura respondem bem ao primeiro ano de tratamento com hormônio do crescimento HGH (GH) efetuado por engenharia genética por DNA - Recombinante, com melhora da velocidade de crescimento.



Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologista Neuroendocrinologia
CRM:20611

Dra Henriqueta Verlangieri Caio
Endocrinologista Medicina Interna
CRM:28930

Como Saber Mais:
1. Aproximadamente 10% dos bebês são prematuros, os avanços nos cuidados perinatais garantem que a maioria deles sobreviva?

2. Após o primeiro ano de tratamento com GH os prematuros tiveram um aumento significativo na velocidade do ganho de peso e da estatura?

http://crescermais2.blogspot.com

3. Chega-se à conclusão que as crianças nascidas prematuramente de baixa estatura respondem bem ao primeiro ano de tratamento com GH, com melhora da velocidade de crescimento?

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Dra. Margaret CS Boguszewski, J Clin Endocrinol Metab 2011., NOVA YORK 26 de abril, Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism – 23 de março, Kabi Pharmacia International Growth Study – kigs.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio:

Site Van Der Häägen Brazil

Google Maps: